segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Preciso de receber

Durante toda a minha vida - que é curta, tendo em conta que tenho apenas 22 anos - sempre gostei de dar mais do que receber. Talvez os meus pais tenham toda a culpa disto - culpa é demasiado pesado, vamos falar antes de responsabilidade. Educaram-me assim, julgando ser a melhor maneira. E estão certos. Para receber há que saber dar. O que eles não calculavam é que eu fosse sofrer tanto com isso. Possivelmente quando tiver os meus filhos vou-lhes passar a mesma lição, porque é difícil ir contra os nossos valores. Afinal de contas, é aquilo em que acreditamos. Talvez seja por isso que, por mais que me magoe, não consigo mudar. Isso, aliado ao facto de que, até gosto de mim. Gosto da minha maneira de ser que me faz sofrer. Sofrerei eu de algum tipo de masoquismo?...
Sou aquela pessoa que vai para Psicologia para conseguir ajudar os outros quando anda meio mundo a tentar lixar-se - para não dizer coisa pior, tendo em conta que estou a escrever num blog público e ficaria mal - Mas eu acho que consigo mudar um bocadinho das pessoas. Eu e a minha crença acreditamos que é possível fazer renascer sorrisos na cara de quem sofre. Eu e a minha crença de que ajudando os outros a vida tem mais cor. Isto parece ironia, num mundo onde as pessoas estão cada vez mais ocupadas a olhar pró próprio umbigo, mas, felizmente ou infelizmente, não é. O mais dramático é que eu acredito mesmo nisso e depois, em momentos como este, estou assim, aqui, a escrever textos como este.
Tenho noção de que o facto de dar mais do que recebo me dá e me vai continuar a dar bastantes dissabores mas ainda assim sinto que não consigo ser de outra maneira, não consigo pensar como a maioria das pessoas pensa e agir de forma egoísta. Recuso-me mesmo a ser assim. Isso vai fazer com que continue a bater com o focinho no chão, mas com esperança de que um dia as coisas possam ser de maneira diferente. Esperança, mais um elemento para me fazer bater com o focinho no chão.
By the way, agora, preciso mesmo muito é de receber.

Sem comentários: