segunda-feira, 26 de março de 2007

Como é possível!?

Como é possível que, estando num país democrático, as pessoas possam eleger Salazar como o melhor português de sempre?
Como é possível depois de toda a luta para alcançarmos um dos maiores bens que o ser humano pode possuír - a liberdade - ainda haja quem pense que o Fascismo é bem melhor?
Quase cinco décadas de ditadura, PIDE, guerra colonial, fascismo... e ainda assim Salazar, o melhor português de sempre.
Ontem, ao saber que o povo português tinha elegido António de Oliveira Salazar, pela primeira vez na minha vida consegui sentir vergonha de ser Portuguesa.

9 comentários:

Anónimo disse...

tristeza e vergonha.

Tiago Ramos disse...

Hmmm... É verdade que a ausência de liberdade que caracterizou o seu regime é inaceitável, mas ele conseguiu outros bons feitos. No entanto, temos é de aprender a relacionar-nos com o passado...

Anónimo disse...

P acaso tb vi o programa. Ele foi eleito o melhor (pelo programa da rtp1) e o pior (pelo da sic noticias)...
É isso mesmo tigui. A melhor forma de viver o presente é aprender com o que foi feito no passado.

=)

Patricia disse...

Bons feitos que de nada valem se a pessoa não tiver liberdade, se não se puder expresssar livremente.
É vergonhoso que um homem assim seja considerado o melhor português de sempre e ainda mais vergonhoso é o facto de ter sido o povo Português a votar assim, qdo devia ser o 1º a não o fazer.
Muitos que viveram na pele a ditadura, outros que não sabem dar o valor porque não viveram essa época... e estes, por muito que custe, ainda têm um crédito. Não sabem o que é. Agora, não consigo compreender como é que pessoas que vivenciaram a experiência conseguem pensar dessa forma... É realmente inacreditável, pra mim.
Por muito que estejamos revoltados pelas medidas do nosso governo, por muito que queiramos que as coisas sigam por outro rumo... não podemos ser mentes fechadas e só ver uma direcção.

É por estas e por outras que o nosso país não sai da sepa torta. Queixam-se do governo e esquecem-se que quem elege o governo são as pessoas... Com um povo destes que há a fazer?...
Enfim. Há muito para ser dito sobre isto, mas nada que todos já não saibamos, portanto...

Patricia disse...

Olhem eu já estaria na companhia da PIDE por esta hora...
Eu e muitos... lol

Anónimo disse...

Tu e quase todos. Porque toda a gente em alguma altura ja falou mal do governo, do partido x ou y, das medidas do governo... E isto td porque? pq vivemos num pais q, apesar de td ainda é democrático (n sei se por muito tempo...).
Eu n disse q concordava com o que foi feito no regime de Salazar nem com o que ele representava ou poderia eventualmente representar se tivesse ficado uns anos mais no governo. Apenas disse e digo novamente que é com o que foi cometido no passado que se aprende a fzer o futuro. Com o passado (nomeadamente com os erros) que se aprende a maior lição de todas.

Bjinhu menina*

Patricia disse...

Sabem que mais??



VIVA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO PAH! =P *

Anónimo disse...

Ora ai ta... Sem ela nao estavamos aqi a "cortar na casaca"

=P

Anónimo disse...

O pior é que vivemos numa falsa democracia, numa falsa liberdade de expressão, por isso é que ele venceu.
Ainda hoje muitos programas de tv são retirados do ar ou há sempre assuntos com os quais não se podem fazer humor. É triste mas é assim mesmo. Começo a achar que o povo português gosta é de apanhar no corpo e nada aprenderam.
Bjs Tixinha