segunda-feira, 9 de abril de 2007

Sala de Espera - I

Amor à Primeira Vista - Ficção ou Realidade?

É sempre difícil para mim falar de sentimentos porque tenho a sensação de que nunca digo tudo aquilo que sinto, que fica sempre algo por dizer ou algo que foi dito e que não foi suficientemente bem explicado.
Quando falo de Amor a dificuldade é ainda maior, visto ser um sentimento que engloba tantos outros. Mas também há que reconhecer que é impossível descrever em palavras muito daquilo que o Amor nos transmite. Há sempre certas coisas que guardaremos só em nós, por serem demasiado complicadas de exprimir.
Em relação ao tema - Amor á Primeira Vista - Ficção ou Realidade? - há muito para dizer. Eu já acreditei em Amor á Primeira Vista, penso que todos nós já acreditámos em algum momento da nossa vida, mas há medida que vamos crescendo e experienciando, vamos adquirindo conhecimento e maturidade com essas mesmas experiências e as minhas disseram-me que isso não existe, que o que eu senti pode ter vários nomes - paixão, atracção, empatia - mas nunca Amor. Amor foi o que eu senti uns anos mais tarde quando deixei esse suposto "amor á primeira vista". Aí sim o verdadeiro Amor surgiu e aí eu pude comprovar que ainda não tinha sentido Amor antes.
Para amar alguém não basta ver, não basta estar um momento, não basta apenas um toque... para amar alguém realmente tem de se construír um sentimento verdadeiro, com bases... sólidas ou não o tempo dirá, mas tem de ter bases e essas bases não se constroem com uma "primeira vista".
O Amor é um sentimento que tem de ser alimentado, pouco a pouco, se não acaba por morrer, tal como as flores, como os animais e como nós seres humanos.
Se sentíssemos Amor apenas com uma troca de olhares certamente que o Amor não era assim tão grandioso como é pois tornava-se banal. Custa-me imenso dizer isto, mas penso que já se está a tornar um pouco assim... Cada vez mais se ama por conveniência, porque "dá jeito" e não por sentimentos puros. Mas isso dava pano para mangas em outro texto, provavelmente.
As séries, telenovelas e outros programas televisivos abordam bastante o tal amor á primeira vista, com amores avassaladores em que basta um primeiro contacto, um olhar, uma expressão para se ficar completamente apaixonado. Para mim isso não passa de ficção.
Concluindo digo apenas que na minha realidade não existe Amor á Primeira Vista, o que existe é Paixão á Primeira Vista que pode evoluír, ou não, para um grande Amor, porque Amor no verdadeiro sentido da palavra é muito mais do que uma primeira vista.


Outro ponto de vista em: O Avesso dos Ponteiros

5 comentários:

Tiago Ramos disse...

Temos uma opinião semelhante!

Visitem-nos porque ainda temos muito para dar!

T. disse...

concordo, já o disse no blog so tigui.

T. disse...

*do




beijooo

João Cordeiro disse...

Obrigado pelos teus elogios :-)
É sempre um prazer receber-te.

Um grande beijo sonhador...

Enfim... disse...

não acredito no amor á primeira vista tenho mais ou menos a mesma ideia que tu embora muitas vezes se proporcionem de foma a que se acredite um pouco

Bjokas