segunda-feira, 16 de abril de 2007

Sala de Espera - Tema 2

adopção de crianças por parte de casais homossexuais



A homossexualidade é um tema que ainda suscita muitas dúvidas e muitos tabus na maioria das pessoas. Alguns dirão que se trata de algo "fora do normal", outros que se trata de uma escolha sexual de cada indivíduo e ainda há aqueles que não têm opinião formada sobre o assunto.

Para mim, a homossexualidade não se trata de uma escolha ou opção sexual, nem tão pouco de algo "fora do normal", mas sim de um conjunto de influências (ambientais, sociais, psicológicas, etc) que o indivíduo vai recebendo e guardando em si, que vão servir de base para a forma como vai desenvolver a sua vida futura. Quando falo em vida futura, obviamente não me limito apenas ao factor sexual mas a todos os factores que constituem a sua realidade, o seu Eu, que o distingue dos outros indivíduos.
Confesso que tenho algumas dúvidas sobre o tema - adopção de crianças por parte de casais homossexuais - estando um pouco dividida.
Por um lado é absolutamente compreensível que os homossexuais queiram ter os mesmos direitos que os heterossexuais e o facto da sociedade não permitir que eles adoptem crianças faz com que se sintam muitas vezes excluídos da mesma sociedade e tendo em conta que existem tantas crianças a precisar de um lar, de carinho, de afecto, de uns pais, é bastante cruel, tanto para essas crianças como para os homossexuais, que não seja permitida a adopção.
As pessoas não são piores por terem uma opção sexual diferente. Não deixam de sentir amor e carinho pelos outros. Não deixam de querer ter uma vida, filhos para amarem e para dar os seus afectos.
Estamos no século XXI e é completamente inacreditável que ainda existam mentalidades preconceituosas que excluam as pessoas só porque são diferentes da maioria. O pior é que é inacreditável, mas todos sabemos que isso existe... Infelizmente. Mas também vos digo que cabe a cada um de nós mudar esta realidade.
Por outro lado, sempre que penso sobre isto, vem-me uma pergunta fulcral que não podemos deixar passar em branco, que é a seguinte: Será que as crianças adoptadas não irão sofrer com o preconceito das pessoas retrógadas da sociedade?
As bocas, as piadinhas, o gozo constante sobre a homossexualidade, os risinhos e uma data de aspectos negativos pelo qual iriam ter de passar quando os outros tivessem conhecimento de que a criança era adoptada por pais homossexuais. É que, não podemos esquecer, que, infelizmente... vivemos numa sociedade que está mais virada para aquilo que foi, do que para aquilo que será.
A repercursão que esses preconceitos iam gerar na cabeçinha de crianças em fase de crescimento e períodos críticos seria bastante negativa para elas e obviamente para os pais que iriam sentir-se culpados pelo facto.

Digamos que este tema é bastante complexo e exige forte reflexão para se conseguir ter uma opinião que englobe a felicidade dos dois lados: casais homossexuais e crianças adoptadas por eles.




Opinião do Tigui Aqui!

12 comentários:

Tiago Ramos disse...

Opinião semelhante! A minha é um pouco mais radical. Mas não é preconceituosa...

Tiago Ramos disse...

http://oamorexpressivo.blogspot.com/2007/04/o-amor-expressivo.html#links

Enfim... disse...

não sou de acordo de maneira nenhuma, casem-se, beijem-se mas deixem as cianças em paz que n tem culpa de nada

bjokas

João Cordeiro disse...

Um tema complexo e demasiado complicado para expor num curto comentário.

No entanto oncordo com a parte do texto.


Beijinho sonhador

João Cordeiro disse...

DESAFIO:

O meu novo livro já tem título. O enigma é saber se alguém acerta, após a leitura da síntese que apresento.
Uma pequena ajuda... a foto... e o texto.
O título está entre "eles"...
O primeiro a acertar, terá como prémio o original devidamente autografado.

João Cordeiro

Tiago Ramos disse...

Olá venho-te com agrado dizer que estás nomeada/o no meu blog entre os 5 blogs que me fazem pensar!:-)
Amigos nomeados devem copiar o selo correspondente e afixá-lo na barra lateral dos seus blogs. De seguida devem nomear os cinco blogs que escolheram e fazer um post a nomeá-los.

Jal disse...

Só uma pessoa muito preconceituosa não vê que não há mal na adopção de crianças por um casal homossexual. Ainda por cima quando a homossexualidade está em todo o lado, ainda que escondido.
O mal do mundo são todas estas convenções sociais que obrigam as pessoas a viver vidas que não viveriam se não fosse toda esta pressão sobre as pessoas.
Mas, no futuro, com bastante pensamento em cima, acho que mudarás a tua opinião quanto a isso.
Quando eu tinha 20 anos também pensava como tu.
Depois acabas por perceber que os rótulos todos são artificiais, criados através da porcaria da Igreja Católica que tem como missão deixar o mundo todo na mesma e as pessoas sempre com pena de si próprias e cheias de preconceitos e culpas inúteis.
Espero, no entanto, que tenhas votado SIM no referendo - este foi um instrumento de mudança e uma pedrada no charco do sistema estabelecido.
Abraço, Jal
http://suavebarulho.blogspot.com

Tiago Ramos disse...

São questões complicadas, Jal. Não se trata de preconceito, nem seguimento de regras religiosas! Há mais coisas envolvidas!

Patricia disse...

Jal: estou a ver que não percebeste a minha opinião. Eu sou mais a favor do Sim do que do Não no que toca a este assunto. Não sou contra a adopção. Isso está bem explícito no meu texto! Acho até que há que haver direitos iguais para todos.
Apenas vejo os dois lados da questão que não devemos de todo ignorar. Digamos que estou dividida, mas 70% a favor, sem dúvida.

Espero que tenha ficado esclarecido.

Anónimo disse...

Jal: Se achas preconceituoso o texto, foi porque não percebeste, de certeza, os fundamentos da escritora.
Ela não se demonstra contra a adopção de crianças por parte de casais homosexuais. Eu sou completamente a favor e mesmo assim reconheço que o maior entrave a que esta situação seja possivel, é a propria sociedade com todo o seu poder de discriminação social.
A verdade é que toda a evolução mental da sociedade foi feita dando passos contrarios ao que era credivel pela parte da sociedade menos receptivel a ideias novas. Há o exemplo da emancipação da mulher, entre muitas outras. De inicio fazia parte da mentalidade da sociedade que a mulher pertencia em casa a cuidar dos filhos e o homem é que trazia o dinheiro para casa. Hoje em dia, após muita luta há igualdade de direitos e deveres. Se não for dado o primeiro passo, nunca poderá acontecer o mesmo com a adopção por parte de casais homosexuais, mas é de conhecimento geral, que se tal acontecer, durante longos anos, tanto os casais como as crianças adoptadas serão alvos de discriminação, como a nossa sociedade já nos habituou.
Eu no entanto não tenho reticencias neste aspecto, sou 100% a favor da adopção, e acredito que será muito mais saudavel para uma criança ser criado por dois pais ou duas mães, do que a viver a infancia toda na segurança social.

Jal disse...

Lamento a minha percepção errada.
É sem dúvida uma discussão importante e que nos leva às vezes a apreciações apressadas.
Apreciações apressadas é uma óptima expressão.
Abraço, com um pedido de desculpas do Jal

Orquídea selvagem disse...

Eu não tenho qualquer tipo de preconceito quanto aos homosexuais. Olho para eles da mesma forma que olhos para todas as outras pessoas que não têm essa orientação sexual... Contudo no que toca ao tema da adopção temos muitas reservas. Eu acho que a nossa sociedade não está preparada para isso e que essas crianças que possam vir a ser adoptadas irão ser inevitavelmente alvo de discriminação pois as crianças podem e são bastante crueis e isso irá reflectir-se. Não consigo concordar com a adopção pois acho que o interrese superior aqui a salvaguardar não é a Igualdade dos homosexuais mas o interesse superior da criança.