quinta-feira, 7 de junho de 2007

Opiniões...

Não confundas o amor com o delírio da posse, que acarreta os piores sofrimentos. Porque, contrariamente à opinião comum, o amor não faz sofrer. O instinto de propriedade, que é o contrário do amor, esse é que faz sofrer. (...) Eu sei assim reconhecer aquele que ama verdadeiramente: é que ele não pode ser prejudicado. O amor verdadeiro começa lá onde não se espera mais nada em troca.

By: Antoine de Saint-Exupéry


O amor verdadeiro não faz sofrer? Como? Sofremos com a perda da pessoa que amamos; sofremos quando a pessoa que amamos não nos ama; sofremos quando a pessoa que amamos nos magoa; sofremos quando a pessoa amada é magoada e sofremos com inúmeras situações negativas que o Amor e qualquer sentimento nos proporciona. Quando se ama sofre-se sempre. Não digo que isso seja mau, eu prefiro apaziguar ou simplificar chamando a esse sofrimento Experiência, Maturidade, Aprendizagem, Sabedoria... Algo que, depois da queda, nos faz crescer e evoluír.


O amor verdadeiro começa lá onde não se espera mais nada em troca?
Como é que não se espera nada em troca quando se ama? Espera-se sempre, por muito que se diga que não. E isso é mau? Acho que receber o Amor que se dá a alguém é uma das coisas melhores da vida... Mau é não desejar que o outro nos ame tal como o amamos. Mau é não retribuir o amor que alguém nos dá. Isso sim é mau... e chama-se egoísmo, altruísmo.

O amor faz sofrer e faz-nos esperar do outro a retribuíção do que sentimos e damos. Por muito que seja bonito dizer que não queremos nada em troca, todos sabemos que não há amor que sobreviva só de um "lado". Toda a gente ama e quer ser amada e isso é o normal, porque somos humanos.
O amor pode ser a melhor coisa que existe e pode ser a pior... dependendo do bem ou mal que nos faz.

Apesar de todas as intempéries do amor, sem ele a vida não faria qualquer sentido.

Sem comentários: