quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Porque é que é tudo tão descartável?!

Os animais, as pessoas, a natureza, os momentos, a vida...
Porque é que se usa e descarta-se quando já não faz falta?
No Verão, abandonam-se os animais porque as férias nas Caraíbas são muito mais importantes.
Usam-se as pessoas para benefícios próprios e quando já não são necessárias deitam-se fora como se fossem um bocado de papel usado. Abandonam-se os próprios filhos em caixotes do lixo porque não há condições para os criar quando na realidade o que não existe é amor, responsabilidade e força de vontade. Usa-se a violência para maltratar, descriminar e magoar com guerras e preconceitos mesquinhos que só servem para destruír.
Os momentos bons e felizes de nada servem depois dos momentos maus e tristes. Deixa de se dar valor ás situações e ás pessoas e tudo passa a ser descartável, como se nem sequer tivesse existido, nem o momento e muitas vezes nem a pessoa.
Poluem-se os campos, as ruas e destrói-se uma das poucas coisas que este mundo ainda tem de jeito - a natureza - e não há o mínimo esforço para ajudar a resolver isso.
Com tudo isto destrói-se a vida... não são as doenças mortais, os acidentes, a fome, as guerras que destroem a humanidade. São as pessoas que o fazem. Destroem-se a elas mesmas, aos outros e á vida.
A raça humana é a pior raça que existe... Devíamos aprender um pouco mais com os animais. Quem dera que eles tivessem oportunidade de dominar um bocadinho isto tudo, para darem o exemplo de como é viver em sociedade.

5 comentários:

Lenin aka JR disse...

Olá Patrícia.

Como eu te compreendo. A raça humana é mesmo a pior que existe. Pelo menos os animais, que são considerados por "nós" como irracionais, preservam a vida e o seu habitat. "Nós" nem isso fazemos, na "nossa" mesquinha forma de (vi)ver. Só interessa aquilo que é monetariamente relevante naquele instante... o futuro, esse, vem depois e, depois, logo se vê.

Obrigado pela visita ao meu blog. Não sei como foste lá parar, e não sei se é suficientemente bom para que possas lá voltar. Mas pelo que vi e li acho que devias passar também pelo subjectivo.blogspot.com. Pode ser que gostes.

Queria apenas dizer que gostei do pouco que ainda tive oportunidade de ler e que vou tentar passar por aqui sempre que puder.

Já agora, e por último, gostaria de dizer que gostei da forma como te descreveste: "Alguém que acredita que o essencial é invisível aos olhos". Considero que é o primeiro passo para sermos mais como os animais e darmos mais importância a tudo aquilo que não se vê mas que, no fundo, nos define enquanto pessoas.

Beijinhos

Luisa Oliveira disse...

Eu alterno a visão positiva das coisas com a negativa. Uso bastante o facto de ser adolescente como argumento justificativo desta bipolaridade.

Qaundo acordo optimista penso nas pessoas que me rodeiam (tenho a sorte de ter o melhor grupo de amigos que alguém pode desejar) e penso: com pessoas assim o Mundo vai mudar, são pessoas destas que o vão mudar. E deposito muitas esperanças nisto. Acho que podemos tudo: temos é que nos mexer e partir para a luta.

Quando estou mais céptica (ou realista?) penso exactamente como tu.

De qualquer maneira, o teu texto descreve maravilhosamente os sentimentos que muitas vezes me assaltam.

Patricia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Patricia disse...

lenin aka jr: fui parar ao teu blog através do blog da luisa oliveira! :) e tenciono lá voltar sim sempre que puder pq adorei. Irei tb ao subjectivo assim q puder :)

Obrigada pela simpatia :)
Beijinho.

luisa oliveira: Infelizmente nem sempre podemos estar optimistas com as coisas que vemos acontecerem, aos outros e a nós. Mas ainda tenho esperança, juro que tenho. :)

Beijinho.

Anónimo disse...

Vivemos numa sociedade "descartável", em que usamos e abusamos dos recursos naturais que temos à nossa disposição. ao mesmo tempo, tratamos as pessoas e os animais do mesmo modo que a Natureza: qdo já n nos servem, colocamos no caixote do lixo e fingimos que nunca existiram...

:x

beijiiinho *