quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Cartas de amor, quem as não tem?

Esta música já passou de moda há um bom tempo. O senhor que a canta, deveria modificar a letra para: "Cartas de amor, já ninguém as têm".
Antigamente os namoros iniciavam-se com um pedido formal, quase sempre, ou sempre efectuados pelo homem á sua enamorada. As formas eram as mais diversas e a originalidade reinava. Podia ser por carta; através de uma serenata á janela da moçoila; através de um convite para dançar uma das músicas tocadas na festa da aldeia ou até mesmo o famoso pedido de benção ao pai da rapariguinha. Quem não usasse a maneira tradicional e se lixasse completamente nas originalidades namoradeiras, era considerado um(a) devasso(a), sendo no caso das raparigas mais grave pois eram entituladas com um nome não muito agradável, ainda usado nos dias de hoje. Haja alguma coisa igual.
Hoje, as coisas mudaram um pouco no que respeita aos namoros. Espeta-se um beijo, não importa quem, desde que alguém tome a iniciativa, dão-se alguns apalpões (os que conseguirem dar), alguns passam mesmo ao acto propriamente dito e o namoro é ou não oficializado. Ou não, porque, hoje em dia a moda também é curtir. Digamos que é uma espécie de livraria, em que se tira o livro da prateleira, lê-se o resumo, mas não se compra porque o conteúdo não agrada muito.
Aos 13 anos, fui pedida em namoro pela primeira e única vez. Durou um mês e meio, provavelmente por ter havido pedido oficial, visto que os outros, foi á moda actual e duraram mais de três meses. Fora de brincadeiras, não sei se terá ou não alguma coisa a haver, mas a verdade é que nunca mais soube o que eram pedidos de namoro propriamente ditos.
Modas á parte, o que interessa é que as pessoas sejam felizes, não é?


Mas, aqui só entre nós... digam lá meninas se uma serenatazinha não é bem romântica????

2 comentários:

O Profeta disse...

Olhos abertos de espanto
A esperança renovada
Há um novo ano que anuncia
Os passos da felicidade na sua chegada

E porque gosto de ti
Companheira de viagem
Que a minha companhia
Não seja uma miragem

E porque tocaste o profeta
Com a delicadeza da tua terna mão
No abrir das minhas portas
Ilumino teu coração


Um mágico 2008


Um beijo da luz

gaivota disse...

cartas de amor, quem as não tem
cartas de amor, palavras de dor
sentidas de alguém
cartas de amor, andorinhas que num vai-vêm
levam bem saudades minhas
cartas de amor, quem as não tem...
pois é, minha querida
todos temos, nem que seja na imaginação!
um beijo enorme e um ano cheio de coisas boas